Menu

COMO FAZER SAIA DE PREGAS FÁCIL

Falando sobre: Costura, Looks, Vídeos
20 mar 2017

Esse tema já me foi pedido muuuitas vezes e eu acabava ponderando em fazer, porque não tenho nenhuma técnica acadêmica pra fazer minhas sainhas de pregas. Mas pensei melhor e percebi que se me ajudou, mesmo sendo meio ‘quebra galho‘, pode ajudar outra pessoa também.

Eu descobri esse jeito de fazer a saia de pregas, levando em consideração que as dobras fazer como se fosse uma sanfona com o tecido, fazendo ele dar 3 voltas na cintura. Explico, as pregas que fiz foram dobradas no máximo, e por isso o tecido usado foi 3x a medida da minha cintura.

Eu fiz um vídeo explicando como calcular a quantidade de tecido e como dobrar o tecido pra fazer as preguinhas, ele está mais adiante nesse post.

Como prometi nele, a conta que usei para calcular a quantidade de tecidos foi:

Multiplique a medida da sua cintura por 3. Se a medida for menor que 1,50m você precisa comprar só o comprimento da saia que você quer somado com 30cm para cós e margens de costura.
Se a medida da sua cintura multiplicada por 3 for maior que 1,50m você precisa de 2 vezes o comprimento escolhido, mais 30cm.

Ex: Minha cintura tem 70cm e eu quero uma saia de 50cm de comprimento.
70×3=2,10m | 2,10m é maior que 1,50m, então preciso do dobro do comprimento desejado, que é 2x50cm=1m
Adiciono 30cm de margem, tenho 1,30m.

Os materiais necessários para fazer a saia são: o tecido desejado, um zíper de 20cm, colchetes ou botões e o kit básico de costura.

Na saia vermelha eu usei e na saia estampadinha de flores, usei tricoline. Indico tecidos mais encorpados para que as pregas fiquem mais volumosas.
Também tive experiência com tecido liso e estampado, na minha opinião o tecido liso fica melhor, pois as pregas aparecem mais. Mas o tecido estampado também ficou bonito, só não tão contrastante.

Nas fotos dá pra ver uma leve diferença nas pregas das saias, isso é porque a saia estampada tem pregas de 10cm e a vermelho, pregas de 5cm.

Amei as duas saias e inclusive usei a mesma técnica de pregas pra fazer o vestido que usei para ser madrinha de casamento no ano passado. Muita gente perguntou como fazer o vestido, então na saia usei esse procedimento de pregas e no corpete usei a cópia de top, que ensinei nesse vídeo aqui!
Decidi não fazer um vídeo com ele, pois seria extremamente repetitivo.

Espero que esse tutorial te ajude e que você possa sair por aí toda feliz com sua sainha nova 🙂

Beijo

  1. Thaís disse:

    Karina, tem algum tutorial ensinando fazer blusas básicas como a listrada que está usando na primeira foto com a saia vermelha?

  2. Mary disse:

    Olá Karina, achei sensacional seus vídeos. Me deu mta vontade de costurar. Não sei o que vai sair mas vou tentar..

  3. Natália disse:

    Oi Karina,tudo bem? adoro seus vídeos e tenho me arriscado na costura.Consegui reproduzir o camisetão​,porém o tecido(malha de algodão)enrolou todo no sentido do comprimento.Séra que cortei o tecido errado?

    • Karina Belarmino disse:

      Normalmente enrola sem bainha, fazendo a bainha esse problema devia ter sido sanado.
      Se você fez, talvez tenha esticado demais a malha. Beijo

  4. Sara disse:

    Olá Karina,tudo bem? Amo saias e as de pregas em especial me fascinam rsrs no que diz respeito a saia vermelha, qual foi a medida das pregas que vc usou? São menores que as da de tricoline não é? Bjusss