Menu

ALINHADOR ORTODÔNTICO E LENTE DE CONTATO DENTAL

Falando sobre: Cotidiano, dentista
12 2019

Já tem bem uns oito anos desde que usei aparelho ortodôntico fixo pela última vez. E como todo mundo sabe, depois de tirá-lo, é preciso usar o aparelho móvel pra fixar os dentes no lugar, só que eu pulei essa parte, já que na primeira semana de uso, esqueci o meu numa bandeja da praça de alimentação do shopping e joguei tudo no lixo!
Como já é de se imaginar, meus dentes entortaram um pouquinho e eu sempre me incomodei com um em particular, na lateral, que parecia menor e mais pra trás que os outros. Mas o tempo passa, a vontade de voltar a usar aparelho fica cada vez menor e acabei deixando passar.

Esse aqui era o pobre dentinho que eu não gostava:

Até que há alguns meses sofri uma leve pancada acidental na boca e fiquei com medo de algum dente ter lascado e me trouxesse problemas posteriores. Então procurei atendimento no Consultório de Odontologia Dirceu Agostinho e fui atendida pela dra. Caroline Serra, que constatou que não havia nenhuma consequência da pancada e me indicou uma limpeza rotineira.
Mas como eu já estava por lá, resolvi perguntar sobre aquele meu dente mais tortinho e ela me encaminhou para a dra. Natália Bueno, ortodontista da clínica.
Expliquei pra dra. Natália que gostaria de melhorar meus dentes, mas não tinha vontade de voltar a usar aparelho fixo. Ela me deu a alternativa de usar um alinhador ortodôntico, que funciona como se fosse um aparelho móvel (possível de remover a qualquer momento), mas que tem poder de fazer pequenas movimentações nos dentes em pouco tempo. Era a solução que eu queria e nem imaginava ser possível!

O alinhador se assemelha ao famoso Invisalign, mas como esse possui uma tecnologia e franquia próprias tem um custo mais elevado. O alinhador que usamos foi moldado na minha arcada pela dra. Natália e confeccionado artesanalmente por ela e por uma equipe protética. Por esse motivo, conseguimos um resultado satisfatório pro meu tratamento e com custo muito menor. A dra. Natália também é credenciada para trabalhar com o Invisalign, então caso o paciente opte por ele, é possível fazer.

Vale lembrar que, por ser um aparelho móvel, a responsabilidade do paciente é muito grande, já que o resultado só vai aparecer com o uso correto. Eu usei o meu por um mês religiosamente, tirando somente para refeições e limpeza (sim, precisa dormir com ele) e em trinta dias já pude ver diferença!
A dra. ainda me recomendou usar por mais um mês para fixação e o resultado ficou como o esperado. Eu relamente não tinha grandes mudanças a fazer, mas é perceptível que o alinhamento da frente foi retomado, como na comparação abaixo.

Antes/Depois Alinhamento

Fiquei super satisfeita com o resultado e mais ainda com o tempo recorde de uso! O tratamento foi ótimo, mas ainda fiquei um pouquinho incomodada com aquele dente da lateral, porque dependendo do ângulo ele ainda parecia ‘pra trás’.
A dra. Natália me explicou que aquele dente era diferente dos outros, realmente um pouquinho menor e mais fino, por isso a sensação de estar desalinhado. E pra resolver esse problema poderíamos tentar usa uma lente de contato.

Tratamento finalizado com a Dra. Natália, voltei a passar com a Dra. Caroline, que cuida mais da parte estética dos dentes. Ela prefiriu que tentássemos fazer um clareamento antes da lente, porque talvez aquele dente clareasse bem e meu incomodo diminuisse.
Eu já queria de qualquer forma fazer o clareamento, pois estava próximo da data do meu casamento, então já unimos as coisas e fizemos a técnica caseira, onde é moldada uma plaquinha e eu mesma aplicava o clareador em seringa na placa, pra uso durante a noite.
Assim como o alinhador, fiz o clareamento certinho, todas as noites durante o período estipulado. Pedi que meus dentes ficassem claros, mas naturais (nada de sorriso neon rs). Dentro do prazo o resultado ficou melhor do que eu esperava, bem branquinhos, mas sem nada artificial. E você, caro leitor, já deve estar me achando a super chata, mas sim, o dentinho da lateral ainda me incomova.

Partimos então para o plano da lente de contato. A dra. Carol me explicou que a diferença entre uma faceta e uma lente de contato é somente a espessura, que é menor na lente. Como meu caso só precisava aumentar um pouco tamanho e espessura do dente, a lente de contato foi a recomendada.
Uma lente ou faceta não pode ser feita imediatamente, porque cada dente é diferente e cada caso vai precisar de um tratamento. Por isso, antes da lente ser confeccionada, a dentista moldou minha arcada pra que um estudo fosse feito e então fez o processo de enceramento, onde o formato final foi feito diretamente na minha boca com cera, pra que eu entendesse como ficaria a aprovasse o formato. Só depois disso é que essa ‘forminha‘ foi enviada para a equipe protética fabricar.

Eu fiquei com medo de desgastar demais meu dentinho, coitado, já tão rejeitado por mim, mas nesse caso o desgaste foi mínimo, somente pra que a lente pudesse encaixar tanto na frente, quanto pelas laterais e parte inferior. No comparativo abaixo dá pra perceber um pouco o desgaste no dente logo ao lado aos da frente, mas ‘ao vivo’ era ainda mais discreta essa diminuição.

Antes/Depois desgaste

No dia agendado para finalizar meu dente, a dra. ainda colocou a lente no lugar sem qualquer adesivo, pra eu ter certeza que estava como eu queria, já que depois de colado é praticamente irreversível.
Aprovei tudo e foi cimentada minha lente. Fiquei completamente satisfeita, pois finalmente o dentinho que me incomodava tanto ficou do jeitinho que eu queria!

Antes/Depois Lente de Contato

Voltando ao alinhador, eu deveria continuar o uso noturno pra manter os dentes no lugar, mas como foi feita a lente, o encaixe mudou. Entretanto, eu precisava de uma placa miorrelaxante, a famosa ‘plaquinha de bruxismo‘, tanto pra proteção da lente, quanto para meu problema de ranger os dentes, que já está num estágio avançado. Por isso, o final do tratamento foi essa placa, que foi confeccionada de forma a manter meus dentes no lugar, resolvendo dois problemas de uma vez!

Aqui o antes e depois de todo o tratamento feito:

Minha experiência com o tratamento inteiro foi extremamente positiva, já que foram cerca de quatro meses pra fazer tudo que eu queria e precisava. O alinhamento continua certinho, pelo uso da placa de bruxismo todas as noites. A cor dos meus dentes continua clara e a lente ficou super natural, mal lembro que não foi feita pelo meu corpo, de tão boa que ficou!

Uma dúvida que eu tive e acredito que pode ser de outras pessoas também:
Qual a diferença entre a placa de alinhamento, clareamento e bruxismo?

A placa de alinhamento, que foi a primeira que usei, é feita de um material mais resistente e é focada em movimentar/fixar os dentes na posição que o ortodontista pretende. Ela é para ser usada durante o dia e é muito discreta, praticamente não tive qualquer diferença na fala com ela, já que é bem fina, encaixa perfeitamente nos dentes e a língua mal toca nela.

A placa de clareamento já é confeccionada em material bem maleável e não fica ajustada, para que o gel clareador possa ter espaço pra entrar em contato com os dentes. Senti um pouco de dificuldade para falar por ela ficar solta, mas como só é usada para dormir, não atrapalha em nada no fim das contas.

A placa miorrelaxante ou para bruxismo é bem diferente das outras duas, ela é totalmente rígida, encaixa perfeitamente e a parte inferior é totalmente lisa (para evitar que os dentes encaixem ao tentar ranger). Ela tambem tem a base grossa, deixando um espaço entre a arcada inferior e superior.

Resumindo: a placa de alinhamento fez a movimentação dos dentes, a de clareamento tem espaço para o gel clareador agir nos dentes e a miorrelaxante trata o bruxismo e me livrou das dores de cabeça matinais (plaquinha santa, como costumo chamar!).

Como todo caso de saúde, é preciso um profissional da área avaliar antes de recomendar qualquer tratamento. No meu caso foram feitos os procedimentos citados, mas eles poderão ser diferentes dependendo da idade, histórico e qualquer outra variante de cada paciente. Consulte sempre um dentista.

Gravei dois vídeos, um com cada uma das dentistas que cuidou de mim, tirando dúvidas e explicando melhor os tratamentos. Os vídeos são bem curtinhos e você pode conferir no IGTV, lá no meu instagram, clicando aqui!

As doutoras Caroline e Natália atendem no Consultório Dirceu Agostinho, aqui em Santos. E estão super recomendadas!

Odontologia Dirceu Agostinho
Av. Conselheiro Nébias, 507 – Santos/SP
Tel: (13) 3221-6333 / (13) 3234-3595
Whatsapp: (13) 99675-4214
Clique aqui para o Instagram do consultório