Menu

O QUE SÃO PENCES?

Falando sobre: Costura, Modelagem
05 jul 2016

IMG_1234

 

Não sou especialista em modelagem, aliás nem em costura, mas pence é um assunto que surge logo de cara quando entramos nesse mundinho de fazer roupas.

Já passou pela experiência de vestir uma roupa de tecido plano (material que não tem elasticidade) e a peça simplesmente não valoriza, por não acompanhar as curvas do corpo? Pois, provavelmente, estão faltando pences.

Pence é uma espécie de  prega feita no tecido para que se ajuste melhor aos volumes do corpo. Por exemplo, uma saia precisa de pences na cintura para acomodar o quadril. Sem elas, ou a saia serve no quadril e fica larga na cintura ou não entra no quadril. Colocando pences numa peça, criamos curvas tridimensionais, que se ajustam perfeitamente na silueta.

 

IMG_1554

 

Exstem vários tipos de pences e todas visam dar bom caimento e ajuste ao corpo. Por exemplo numa blusa as pences são responsáveis por acomodar o busto, que precisa de mais tecido, e, ao mesmo tempo, se ajustar à cintura, que leva menos tecido.

Precisamos ficar atentos logo na modelagem, colocando pences e acrescentando em outras partes, para que, na hora de cortar o tecido, não falte nada. Caso não seja colocado mais centímetros em alguns pontos, quando fechamos as pences, as laterais ou bases da peça vão dar defeito.

A pence mais comum em blusas e vestido é a horizontal do busto. Ela é desenhada um pouco abaixo do fim da cava e segue até a direção do centro de cada seio.

Logo no começo do canal, mostrei como eu faço a Base da Blusa, mas não mostrei as pences. Então agora, voltei com outro vídeo mostrando as alterações que devem ser feitas para acrescentar essa pence do busto.

Acompanhe o vídeo abaixo para entender como fazer isso:

 

E aí, já sabia o que era pence? Me conta nos comentários 🙂

Beijos!

  1. Victor Giovanni disse:

    Foi muito útil, poque eu não sabia que esse tipo de ajuste existia, isso pode vir a resolver problemas daquelas roupas que ficam parecendo um saco.

    • Karina Belarmino disse:

      Oi, só lembrando que pence não é um ajuste, é uma dobra pensada na modelagem pra adequar o tecido às curvas do corpo 🙂

  2. Cíntia disse:

    Karina, não acredito que aprendi sobre pence, com seu vídeo.
    Muito obrigada. Essa de subir três centímetros na barra das costas foi perfeita.