Menu

AS 10 PEÇAS BASE DO ARMÁRIO CÁPSULA

Falando sobre: Moda
05 out 2020

O armário cápsula é a concepção de que, com poucas peças (média de 30 apenas), é possível se vestir bem e com muita variedade.

Sou adepta de um armário mais compacto, com uma quantidade menor de peças, mas com alta versatilidade. Não acho que  exista um número ideal de peças, acredito que a quantidade pouco importa se tudo é usado.

Separei dez peças que são indipensáveis no meu armário e que podem servir de base pra qualquer estilo, é só ir adicionando outras peças de acordo com seu estilo de vida e gosto pessoal.
Isso não é uma regra, você pode editar como desejar, como exemplo, caso não use saia, troque por um modelo diferente de calça e assim por diante.

As peças não estão por ordem de prioridade, só separei partes de cima primeiro e depois as de baixo. Vamos lá?

1. REGATA
Esse top é muito versátil, dá pra usar sozinho, por baixo de jaquetas e até por cima de camisetas. Vai desde o look com tênis, até com salto pra uma festa. Aconselho escolher de tecidos mais finos e que não amassem, pra dar um ar mais sofisticado.

2. CAMISETA
Já tem muito tempo que a camiseta deixou de ser peça informal, ela está presente até em produção pra trabalho. Sendo lisa e de alguma cor mais sóbrea, vai combinar com o armário inteiro e dá pra usar básica ou deixar super rica com acessórios, como colares, broches, bandanas e etc.

https://www.instagram.com/p/CAyp75gliI2/

 

3. CHEMISE
Aqui normalmente entraria uma camisa branca, mas o chemise é muito mais versátil. Ele pode fazer as vezes de camisa, usado com calça, pode ser vestido e pode até ser saia, se usado com um suéter.

https://www.instagram.com/p/CAEB_vqlZna/

 

4. VESTIDO
Aqui não tem regra nenhuma, o modelo quem escolhe é você. A única coisa que recomendo é que ele não seja muito curto, pra conseguir ser usado em ambientes formais também.

https://www.instagram.com/p/CF0WUBpjdGf/

 

5. JAQUETA/BLAZER
Pra fazer terceira peça ou pra usar no fim do dia, quando esfriar, uma sobreposição é bem indispensável. A escolha entre jaqueta ou blazer vai ficar por conta do seu gosto, armário e rotina: se gosta de se vestir e cabe no seu dia a dia um blazer, ótimo, senão vai de jaqueta!

View this post on Instagram

luquinho pra trazer o último passo do #entra1saem2 REGRA 3: a cada peça que entrar no armário, 2 serão tiradas de vez. não importa se foi comprada, ganhada, trocada… entrou 1, saem 2! e no caso de compras, ANTES de passar o cartão, tem que separar as duas que vão embora. . relembrando a regra 2, que precisa esperar 24h pra finalizar aquele carrinho, você ainda precisa tirar o dobro de peças nesse intervalo. vai fazer botar a mão na consciência, hein? Hahah . DICA: •já deixa num ladinho do armário todas aquelas peças que você tem dúvida se ainda vai usar, porque quando precisar escolher duas pra tirar, já vai direto nelas. assim vai ser mais fácil dar tchau pras duas antigas ou vai pesar na consciência e você acaba desistindo da compra. •elas também servem de reserva de saída, caso você ganhe alguma coisa e não saiba o que tirar. ___________ esse luquinho é um que 100% das peças não saem de jeito nenhum! você acha que ele combina comigo? como está o andamento do desafio pra você? #looksdakb

A post shared by karina belarmino | moda fácil (@karinabelarmino) on

 

 

6. MOLETOM/SUETER
Aqui vale o mesmo conselho do item anterior. Se o gosto e rotina são mais tranquilos e informais, moletom, se for mais refinado e formal, sueter.

View this post on Instagram

all black com emoção✨ e a primeira regra do desafio #entra1saem2 _______________ REGRA 1: destralhe inicial separe todas as peças que não usa e são fáceis de tirar. e agora separe todas as que não usa e que é sempre difícil se desfazer. sim, são as difíceis que vamos trabalhar! ah! e posta uma foto ou story me marcando pra eu ver a evolução! . DICA: •tente identificar quando e porque você comprou aquela peça. veja se faz sentido hoje esses motivos na sua vida. •faça as pazes com seus sentimentos, vestindo a peça, olhando no espelho e falando pra você mesma que não precisa mais dela. . >sobre o apego emocional< muitas vezes nós tentamos fechar nossos vazios internos com objetos, com compras e até com pessoas. mas nada vai suprir uma necessidade dentro de nós. o buraco continua lá e ainda arrumamos outro problema: o vínculo emocional com coisas e relacionamentos. mas hoje você vai dar esse primeiro passo e começar a destralhar seu armário e sua vida. >nao esquece da foto e de me marcar!<

A post shared by karina belarmino | moda fácil (@karinabelarmino) on

 

https://www.instagram.com/p/CCE6FuAF_1Y/

 

7. CASACO
Ele é pros dias mais fios e dá pra ser usado por cima de qualquer look formado com as outras nove peças. Caso sua cidade seja quente o ano todo, dá pra tirar da lista e colocar as duas opções do item 5 no lugar.

View this post on Instagram

dior, 1964 se cuidar das brusinha direito, não precisa comprar toda semana, nem todo mês, nem toda década. até falei sobre isso no último vídeo do canal. essa peça veio de um brechó há 5 anos atrás (to apegada em 2013 hoje, sorry), e fico pensando em quantas joias deixei passar, do armário da minha mãe por ex, só pensando na nova tendência e na próxima roupa que eu ‘precisava’ comprar. que sentido faz influenciar um mercado que destrói, que escraviza e polui, pra usar uma tendência que dura tanto quanto a peça de má qualidade que é vendida? uma das primeiras coisas que entendi sobre moda é que o que vestimos são nossa expressão pessoal, nossa mensagem em silêncio pro mundo e estamos desperdiçando isso nos padronizando, nos submetendo. consumir faz parte da nossa sociedade, mas nem tudo precisa ser da forma que nos mandaram fazer. ainda bem. viva a oportunidade da segunda mão ♥ . -e amanhã tem segunda mão dos meus materiais de criação de vestuário. não serve mais pra mim, mas pode ser a realização do sonho de alguém. rua prudente de morais, 75, santos/sp- . #slowfashion #brecho #modapossivel #dior #modacomproposito

A post shared by karina belarmino | moda fácil (@karinabelarmino) on

 

8. SAIA
Aqui vale a mesma indicação do vestido: o modelo tem que ser o que mais gostar e combinar com você, só lembrar de não ser curta demais.

 

9. CALÇA
Eu gosto de calça de alfaiataria, que é atemporal e serve pra qualquer ocasião. Mas caso você não use, pode ser uma sarja e cor sólida, já que jeans lavado não vai muito bem em ambientes muito formais.

https://www.instagram.com/p/CAsT8SPlJ2a/

 

10. SHORTS
Um shortinho de alfaiataria nunca fez mal à ninguem rs. E aqui vale também o comprimento, caso você não use shorts, dá pra ser uma bermuda na altura do joelho, que também é bem elegante.

https://www.instagram.com/p/CCZbrRul-At/

 

Com essas 10 peças dá pra montar infinitos look, saia com regata, saia com moletom, calça com chemise, shorts com camiseta, saia com camiseta e casaco… As opções são infinitas!
E com essa base, é só ir adicionando outras peças que você gostar e que combinem com esse ‘pacote’ inicial.

Qual sua peça favorita, que vai com tudo que você tem no armário?
Um beijo!