Menu

INSPIRAÇÕES PARA ATELIÊ DE COSTURA

Falando sobre: Costura, Decoração
25 2017

Estou voltando hoje pro canal no Youtube oba! e explico no vídeo sobre meu sumiço e também falo sobre o novo ateliê que está nascendo.

Como já falei pra vocês, acabei de me mudar de casa e o ateliê ainda está em fase de planejamento.
É bem difícil começar do zero, a gente fica cheia de dúvidas, não sabe qual lado da sala é melhor colocar uma mesa, ou se é melhor uma bancada grande, se precisa de armários… enfim, tudo é um desafio.

Como eu já tive a dor de cabeça de tentar montar um ateliê num cômodo que não foi pensado para tal, acabei aprendendo bastante, mas ainda assim é bom se inspirar. Então vou dividir com vocês um pouco das minhas preferências e o que eu espero do meu cantinho de costurar.

Fiz um tempo atrás um post falando do pegboard, que é um painel perfurado super legal pra usar em ateliê. Se quiser conferir é só clicar aqui!

Pra mim o essencial num ateliê é uma bancada de trabalho, armários ou nichos para organizar os materiais, prateleiras de fácil acesso para ferramentas de uso constante e, caso seja de costura, um espaço para esticar e cortar tecidos. Também é importante pensar na iluminação, se for possível deixar a mesa embaixo de uma janela é o ideal, mas caso não tenha essa possibilidade, pense em luminárias ou luz direcionada.

Esse modelo abaixo é o que penso ser o mais clássico para ateliês. Tem uma mesa para a máquina, armário com prateleiras, uma mesa separada de trabalho ou mesa de corte e um cantinho para escritório, com computador. Eu só trocaria a bancada da máquina com a do computador, por causa da luz da janela, mas nesse caso, devem ter pensado mais na parede para colocar o pegboard e ter coisas mais à mão para a máquina.

 

Essa disposição é bem legal pra quem atende ao público no ateliê. Tem a mesa de frente pra entrada, assim fica prático para receber clientes e conversar sobre as peças. Quando não estiver atendendo, a mesa é ideal para fazer os trabalhos. Além do armário atrás da mesa servir para organização e fazer um fundo bem bonito na sala.

 

Esse é outro layout bom para receber clientes, fica harmonioso e muito bonito. Eu já tive uma mesa em L e pra mim não rolou, por usar bastante o espaço com tecidos grandes, mas para trabalhos pequenos deve ser excelente!

 

Esse é bem simples e acessível na medida pra copiar em casa! Uma bancada comum, que comporta duas máquinas (caseira e overloque) ou com uma só máquina e espaço para mesa de corte. Essa é a forma que mais me agrada pro ateliê novo, só não vou usar para o computador.
Assim também ajuda para ambientes compartilhados, pois ocupa somente uma das paredes da sala, na oposta pode-se usar com outra bancada para escritório, por exemplo.

 

Opção para pequenos espaços: Muitas prateleiras! E nesse caso foram feitas com caixotes de madeira, uma saída prática e acessível, além da cara de feito à mão que tem tudo a ver com o ambiente.

 

Outro modelo ótimo para espaço pequeno é usar a parede toda com o pegboard. Dessa forma economizamos o espaço de um armário grande, podendo usar um gaveteiro ou caixa organizadora embaixo da mesa somente.

 

Se ainda não viu meu vídeo sobre a mudança e novo ateliê, é só clicar no play aqui embaixo:

 

www.

 

E aí, gostou das inspirações? Também está pensando em montar ou remodelar seu cantinho?

Um beijo!

  1. Adorei as inspirações, um ambiente mais lindo que o outro!
    XoXo
    Mah
    http://www.mayraabdo.com.br

  2. Multo fácil como você ensina parabéns

  3. Adorei as inspirações de atelie. O meu é bem pequeno, mas funcional. Tudo o que preciso está a mão.

    beijos!

    • É bom deixar organizado, né?

      • Adorei, comecei um curso de moda e designer agora e já vou montar meu espaço, essas dicas são demais, adoooorooo Karina!

  4. Quanto cantinho fofo!
    Adoro mesas suspensas por cavaletes e também os nichos com caixas!
    Beijos

    Blog|Canal

    • Amo cavalete tbm!